Identificação das causas do desaparecimento
Identificar as causas do desaparecimento de crianças e adolescentes por meio da análise da organização familiar a que pertencem, uma vez que, a negligência, a violência doméstica, o abuso sexual intrafamiliar, a miserabilidade e a contravenção podem ser aspectos facilitadores para a ocorrência de fugas de lares, extorsão mediante seqüestro e subtração de incapaz. Este eixo possui relevância social e preventiva.

Criação de Banco de DNA
Criação de um Banco de DNA, dos pais e/ou irmãos (Banco Referência), que permitirá a rápida e ágil avaliação de vínculo genético das crianças e adolescentes que forem localizados (Banco Questionável). Além disso, coleta de dados pessoais e antropométricos do desaparecido, informações sobre a organização familiar e sobre as circunstâncias do desaparecimento que irão compor um Banco de Dados que possibilitará o cruzamento das informações moleculares e genéticas armazenadas. O sistema do Banco de Dados terá uma interface Web, que garantirá que o mesmo seja acessível em qualquer parte do país, sem comprometimento das informações nele contidas.

Suporte psicossocial
Suporte psicossocial às famílias de crianças e adolescentes desaparecidos com intuito de diagnosticar sua dinâmica familiar, acompanhar a família no decorrer do processo de busca, e participar na solução final do caso para que a criança seja recuperada e reintegrada em seu ambiente. Além disso, o atendimento psicológico possui um caráter preventivo no sentido de evitar que outras crianças e adolescentes se encontrem em situação de vulnerabilidade.

Capacitação de profissionais
Capacitação de profissionais envolvidos no sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente (Poder Judiciário, Ministério Público, conselheiros tutelares, investigadores e agentes de polícia envolvidos na busca e investigação, psicólogos, assistentes sociais, delegados, educadores das organizações não governamentais), por meio de cursos presenciais e educação à distância (Telemedicina), garantindo um acompanhamento contínuo
e supervisionado.

 
 
© 2014 Caminho de Volta.Todos os direitos reservados.